sábado, 17 de dezembro de 2011

7a. Ida ao Mato - Serra do Juá

No dia 27.11 foi a vez da 7a. Ida ao Mato do Pró-Árvore, desta feita  iniciamos a desvendar os mistérios da serra do Juá, em Caucaia, com cerca de 600 m.s.m
A serra foi muito devastada como é bem comum no Ceará, mas apesar disto contém fragmentos de Mata Atlântica, junto à Fortaleza, ou seja algo por demais interessante que deveria se tornar uma Unidade de Conservação !

Paramos na Igreja do lugar, para nos benzer...............

Fotos: Aziz Ary

Na parte inferior da serra a árvore mais marcante, e que foi poupada do corte, a Cajazeira (Spondias mombin)

Vimos uma Liana curiosa, parecida, de longe com um maracujá  mas que não foi possível coletar por estar bem alto...............daí voltei lá em 24.12 e a coletei.....................não era maracujá e sim um Solanum !
De acordo com o especialista, de MG, Leandro Giacomin, a espécie não era conhecida no Nordeste ! Uma descoberta nova, via Pró-Árvore !




Cassia ferruginea que tem flores em cachos pendentes como a Chuva-de-ouro (Cassia fistula), sua parente exótica.................




Fruto de Massaranduba (Manilkara rufula)








Dentre as principais árvores presentes no topo da serra, a Massaranduba (Manilkara rufula) encontrada apenas em regiões serranas do Nordeste, Piroá (Basiloxylon brasiliensis), uma das árvores mais altas do Ceará, alcançando 30m; Pau-jangada (Cordia toqueve), Ipê-amarelo (Handroanthus serratifolius)
outras árvores que desconhecemos o nome popular como uma Cupania e várias outras a serem coletadas para identificação. Nas áreas ensolaradas, na sucessão secundária se destaca o Camunzé (Albizia polycephala) e o Torém (Cecropia palmata). Em plena floração se destacava ao longe um Ingá-de-bucha (Lonchocarpus sericeus).
Epífitas mais abundantes eram as bromélias (Aechmea aquilega), Guzmania e Tillansia usneoides.
_______________________________
Fotos: Antonio Sérgio.....











                                                                   Barriguda - Ceiba glaziovii




                                                                Irmanados pelas árvores





Enfim, o Pró-Árvore sai na frente ao conhecer e descrever a vegetação e flora da serra do Juá, um grande contributo, com o acúmulo de dados posteriores, para a ciência biológica, para o Ceará e para o Brasil.

Um aplauso pra estas árvores que ainda resistem, apesar de tudo, lá no Juá !

Um comentário: