sábado, 31 de dezembro de 2011

Em busca de Árvores nativas

Por Bruno Ary, com inserções)


No dia 29 de novembro, o Movimento Pro-árvore representado por Bruno Ary e Leonardo Jales, visita o Horto Municipal de Fortaleza, localizado no Passaré, com o objetivo de apresentar o Movimento e nossos objetivos para a administração do local, obter informações sobre quais mudas de nativas estão disponíveis, e qual será o procedimento para futuramente obtermos mudas de árvores, visando seu uso em ações de plantio nas calçadas e outras áreas da cidade.
A conversa foi positiva, e saímos de lá munidos de várias mudas de Pau-ferro e Jucá (Libidibia ferrea)), Freijorge (Cordia trichotoma), Mofumbo (Combretum), Oiti (Licania tomentosa), Oiticica (Licania rigida), Pau-pombo/Catauva (Tapirira guianensis), Angico (Anadenanthera colubrina), Caraúba (Tabebuia aurea), Limãozinho (Zanthoxylum rhoifolium), Ingá (Inga) e Jenipapo (Genipa americana).

Algumas mudas serão plantadas pelo Leo no centro da cidade, outras Bruno plantará no Cumbuco.
6 mudas serão plantadas na calçada do Ideal Clube, na Praia de Iracema, e foram doadas pelos sócios Bruno, Leo e Aziz, sendo a contribuição do Pró-Árvore para o programa Bosque Ideal, que está sendo desenvolvido no clube e conta com doações de mudas de árvores por diversos sócios para melhorar a arborização do local.

No programa já haviam sido plantados, Ipês, Paus-mulatos, Jacarandá = Caroba (Jacaranda brasiliana), Flamboyant (Delonix regia)  e diversas palmeiras.

Nós do Pró-Árvore contribuímos com um Angico, uma Caraúba, um Freijorge, uma Ingazeira, um Jucá e uma Oiticica, incrementando a diversidade de nativas no clube.

                                                              Caraúba (Tabebuia aurea)

Valeu moçada do Pró-Árvore, afinal como dizia a antiga carta "em se plantando, tudo dá" !!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário