terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

8a. Ida ao Mato - Serra da Aratanha

No domingo, 18.12.2011 fomos construir a 8a. Ida ao Mato, desta feita no lado sul da serra da Aratanha, subindo por Jubaia, distrito de Maranguape.
Na turma, Martha, Adriana, Paulo, Bruno, Leo, Luiz Cabral e Estela, Gabriel e eu, 9 pessoas e centenas de árvores avistadas naquela serra.

Fomos mostrando algumas árvores até então desconhecidas da turma como Alseis floribunda, Basiloxylon brasiliensis (Piroá), uma enorme Gameleira-branca (Ficus cf. insipida), no meio de um riacho, Oiti, Ingá-de-bucha, Gustavia augusta, um enorme Pau-ferro (Libidibia ferrea), com mais de duzentos anos possivelmente, o Mameluco (Terminalia cf. mameluco), e muito Babaçu (Attalea speciosa) que aumentou naquela serra devido a abertura de clareiras que favorecem esta palmeira.
Outra palmeira vista nesta serra foi o Catolé (Syagrus cocoides).
Também vimos muitas árvores que não sabemos quais são, cabendo estarem floridas/frutificadas e quem possa subir nelas e coletar material para estudo.
Outra árvore vista bem interessante é o Jaracatiá (Jacaratia spinosa), da família do Mamoeiro, tendo sido conseguidas algumas mudas que ficaram com o Luiz Cabral.




































Mais uma tarde ladeados e embevecidos com coleções naturais de árvores !

Nenhum comentário:

Postar um comentário